terça-feira, 27 de agosto de 2013

DIZEM QUE SOU LOUCO....



fonte foto: vendaval das letras


Este ano de 2013 os nervos parecem estar a flor da pele, a sujeira emocional e tantas outras estão vindo a tona. Novidade? Acredito que não, isso tudo é velho, estava debaixo do tapete amontoando lixo....

O Brasil não é uma país tão receptivo e carismático (que digam os médicos cubanos do programa mais médicos) festeiro sim, com certeza. Mas cobrar uma postura perfeita de um país inteiro é irreal, pessoas estão aqui justamente porque não são perfeitas, estão aprendendo, eu estou aprendendo. O que me incomoda é a falta de consciência e espaço,a  falta de educação, a falta de respeito por não enxergar e compreender os limites do outro, essa imposição de " você tem que aguentar " que de fato está camuflada em, engole o desrespeito e não reclama.

Essa manipulação psicológica revoltante que por ser invisível, é ainda pior que uma agressão física, geralmente bem velada, é maquiada e camuflada em sorrisinhos maldosos. comentários depreciativos e afirmações de desmerecimento e descrédito, tais como: " Você está exagerando", " você acredita que é capaz", " sabe fazer isso". O coitadismo é uma prática bem comum no Brasil e nos povos da América Latina, "tenha dó" é uma das afirmações mais utilizadas pelos brasileiros..e isso é péssimo! Dó de quem? Porque? Não seria mais útil, "tenha compaixão"?

O fato é que, atingir a autoimagem e autoestima de alguém é mais eficaz do que colocar uma algema, uma mente dominada não se rebela e não se indigna com nada, sofre abusos e explorações pela falta de amor próprio e a falta de consciência de que a violência também é exercida com palavras e é bem mais comum do que imaginamos. Começa em casa, com aquela mãe histérica, com aquele pai estressado, com aquele filho mimado, até crianças pequenas tem consciência de que podem manipular seus pais ou os adultos a sua volta.

Posso me enganar ao escrever esse post, mas de repente me veio a cabeça que as pessoas estão folgadas e acomodadas ao extremo, querem impor suas vontades e ainda fazer  o outro acreditar que está errado em dizer NÃO. Que estupidez é essa em continuar perpetuando um comportamento de uso e abuso e não de convivência e troca de experiências. Vejo pessoas preocupadas em não se indispor com nada, carentes e infelizes que não suportam a própria companhia  vejo pessoas que querem ser o centro das atenções  ( como se isso fosse possível) o tempo todo, vejo pessoas que se negam a abrir seus corações mais querem atingir a felicidade plena, entretanto não movem um dedo em busca de auxilio para superar seus medos e dificuldades!

São pessoas cegas de si mesmos,  que ainda debocham de quem faz terapia e autoanalise ( veja o nome AUTOANALISE) se, ao sentar-se na frente de um psicólogo você é louco, eu pergunto, e daí? O que seria mais corajoso, fingir que não existem questões emocionais a serem resolvidas? Que não precisamos cuidar da nossa saúde emocional, assim como do corpo...que tudo é lindo e maravilhoso o tempo inteiro. Pode-se beber ou usar drogas até perder o rumo da própria vida, mas isso é como enfiar uma faca lentamente no próprio peito ou beber veneno a conta gotas.

O que estamos fazendo? Para onde estamos caminhando? Qual o objetivo da convivência?Seria melhor ser um ermitão e viver isolado? Vontade de sumir dá e muito, mas essa não me parece ser a solução mais adequada....é melhor ficar e pagar para ver, sempre buscando o AUTOCONHECIMENTO!






Nenhum comentário:

Postar um comentário