Perfeccionismo, ultimamente essa palavra tem me atormentado, e quando eu descobri isso em mim " Meu Deus" que horror! De fato, eu nem entendia direito o que ser perfeccionista significava, mas depois de ler muito e procurar todas as formas de absorver essa informação acabei encontrando um outro Blog em que a descrição de Perfeccionista se encaixava como uma luva.
Sintomas do Perfeccionismo:
- Diz para si mesma que você "precisa de mais informação" antes de tentar alguma coisa.
- Tem um caso de "eu era" ("eu era tão boa nisso", "eu era tão magra", "eu escrevi num diário todos os dias"...)
- Seu mantra para o mundo é "Estou sobrecarregada! Tenho muito que fazer! É tão difícil ser eu!"
- Liga pra seus amigos e colegas para que eles simpatizem com seu sofrimento, para que eles vejam como é difícil você atingir seus objetivos e sonhos. Eles concordam quase sempre, dizendo que você é muito especial e talentosa e que isso deve mesmo ser muito difícil de lidar.
- Você passa mais de uma hora diária no Facebook, vendo televisão, ou fazendo outras coisas do tipo, em vez de estar fazendo o que deveria estar fazendo (como academia, por exemplo).
- No final de cada ano, você olha pra trás e pensa porque não conseguiu cumprir aquelas metas de início de ano (de novo!).
- Você está esperando que seu POTENCIAL se concretize pra começar a agir.
Admito que fazia quase todas as coisas listadas acima, 2 delas pelo menos já não faço mais e algumas aos poucos estão perdendo a força,é incrível como nossa"mente" é malandra e acabamos desacreditados de nós mesmos, daquilo que somos e do podemos fazer.
O Perfeccionismo é uma prisão sem grades porque te imobiliza, é aquela escravidão em que não são necessárias as correntes já que o seu próprio ser já está aprisionado e profundamente condicionado pela fé..sim FÉ! Uma fé (crença) distorcida, que tortura, sufoca e isso tudo sem qualquer força, mandinga, ou ato explícito de dominação ou violência.
Acreditar que é necessário ser perfeito para se sentir feliz é uma sentença cruel, todas as potencialidades somem automaticamente porque perdemos a espontaneidade da vida, perdemos o rumo e ficamos em estado de alerta o tempo todo, a expectativa de aprovação é um show bizarro e desnecessário.
Por que ou para que acordamos todos os dias, trabalhamos e fazemos tudo que estamos fazendo agora? Quando essas perguntas começam a dar voltas ao nosso redor é tempo de parar e SENTIR, sentir o milagre que acontece e do qual já somos parte sem necessidade de provar nada.
Eu admito que ainda sou perfeccionista e os poucos momentos em que me permiti não ser, foram exatamente aqueles em que fiz os meus pequenos "milagres" acontecerem. Estou como milhares de pessoas ( pois é ilusão acreditarmos que mais ninguém passa por isso) tentando pegar o caminho de volta...o caminho do SER!
A época e a sociedade em que vivemos distorce praticamente tudo, busca uma perfeição externa que já existe pelo simples fato de ser e estar, quer e exige toda essa perfeição de maneira agressiva e fútil, a tão famosa "competitividade" rouba nosso estado de consciência de que já somos tudo, e o que resta é saber de que maneira utilizar nossa potencialidade...construir ou destruir.
De repente me deu um outro "click" , estamos aqui para APRENDER e ERRAR e deixar que o nosso verdadeiro EU apresente essa perfeição de maneira natural, sem pressão mais como a EXPRESSÃO do ser em seu melhor estado de Espírito.
Acredito que é hora de se permitir e arriscar mais, fechando completamente os olhos e os ouvidos para o que estiver contra essa decisão, nunca, escutar o próprio coração se fez tão necessário e urgente, a cada dia que passa a VIDA grita na nossa cara...Ei, quando é que você vai parar de fugir de mim?
No caminho disso tudo existem duas coisas muito fortes, Pânico e Amor quando a gente aguenta o tranco e consegue passar pelo primeiro o segundo se faz presente imediatamente de todas as formas possíveis, é preciso aprender a ouvir e a sentir antes de qualquer coisa e decretar internamente que antes de tudo EU DESEJO SER IMPERFEITO.
O que é um Imperfeccionista?
- Um imperfeccionista sabe que fazer alguma coisa é melhor do que esperar pra fazer de maneira perfeita.
- Um imperfeccionista sabe que ser perfeccionista é apenas uma desculpa para NÃO agir.
- Um imperfeccionista se parabeniza por todos seus pequenos passos.
- Uma imperfeccionista compra-se um presente quando ela atinge um objetivo ou cumpre uma meta - ainda que não tenha sido da maneira perfeita que o ego dela queria.
- Uma imperfeccionista sabe que conseguir fazer alguma coisa que a assustava ou apavorava é o prêmio. Não os parabéns alheios ou alguma publicidade.
Fonte: blog 6 meses para mudar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário